Sinto que parei de aprender… já não evoluo como antes… e agora?

“Only one who devotes himself to a cause with his whole strength and soul can be a true master. For this reason mastery demands all of a person.” – Albert Einstein

Compartilho aqui no blog, um e-mail que enviei aos meus alunos sobre o Platô de Aprendizagem.

“Acho importante compartilhar um pouco de técnicas de aprendizado com vocês.

Uma aluna comentou sobre ‘sentir que não esta absorvendo mais o inglês como no início’ e eu disse como se fosse aquele comercial da Polishop ‘Sentindo que seu inglês não evolui? Não se desespere!’ rs, essa FASE na verdade é chamada de Platô de Aprendizado que vem do francês Learning Plateau.
Essa diminuição no ritmo e na SENSAÇÃO do aprendizado reduzido tem um respaldo científico, o Platô. O seu cérebro não consegue absorver mais o conteúdo novo de imediato e parece não haver mais novidades, o bom disso é que essa sensação é temporária, necessária e ilusória. Quando você alcança o Platô, seu cérebro gasta mais tempo consolidando o que você já aprendeu, ele aprende também a guardar as novas informações e saber acessá-las quando necessário.
Por isso, de verdade, você não deve se frustar se estiver no Platô, o aluno pensa assim, ‘me esforcei tanto, aprendi tanto de lá pra cá e agora parece que não adianta mais, não aprendo nada! Nunca vou aprender…’ Calma! Continue se esforçando e fazendo o que você esta fazendo, estudando, lendo, ouvindo música, vendo série, mandando emails em inglês, continue assim…
‘Teacher, então estou no Platô, o que eu faço?’ Pra te ajudar na sensação de estou aprendendo você pode definir metas pequenas como: fazer uma lista de palavras novas no fim do seu caderno a cada aula, assim como anotações de pronúncias. Em um mês você vai ver a quantidade de conteúdo anotado, a visualização da quantidade aprendida pode te deixar mais aliviado e menos estressado.

 

Mastery-Curve
As linhas horizontais indicam o Platô, é preciso persistência e tempo para “subir de nível”.

 

So dear students, relax, keep studying, keep working hard and enjoy the ride!
Qualquer dúvida quanto as aulas, aprendizado, método… estou aqui, ok?”

Tatiana Reis – Private English Teacher

fonte: http://www.esl-school.com/archives/2006/03/learning_plateau.php
fonte e imagem: http://arsspiritus.com/how-to-master-anything/

texto editado em 11/01/2015

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.