O que significa CEO? e outras siglas.

Uma avalanche de siglas invade o mundo corporativo e muitas vezes você conhece a palavra, mas não sabe exatamente o que significa.

CEO é a sigla de Chief Executive Officer. Também é chamado de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.

e há outras variações, transformando os managers, directors e etc nas siglas abaixo:

COO – chief operating officer: executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs

CFO – chief financial officer: Um nome mais sofisticado para diretor de finanças.

CMO – chief marketing officer: A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios.

CIO – chief information officer: Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal

CTO – chief technology officer: Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico.

CKO – chief knowledge officer: É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las

CRO – chief risk officer: Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação.

CSO – chief security officer: Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia.

fonte: dicionários corporativos na internet

Comments

comments